domingo, 23 de dezembro de 2012
RETROSPECTIVA 2012
RETROSPECTIVA 2012
Neste período do ano, todos fazem suas retrospectivas, claro que um Blog que se preze, também tem as suas:
1. -O Fim do Mundo, não chegou. Causas prováveis era piada dos escribas da civilização Maia, ou no caminho houve desvio de verbas.
2. O Mensalão é uma realidade brasileira, de tão concreta e palpável até aconteceram condenações em altos escalões da República
3. Grandes estádios de futebol para a Copa, estão sendo regados por verbas públicas. Alguns receberão quatro ou cinco jogos nas eliminatórios, após ficarão às moscas..
4. O tráfego de drogas e armas, é o negócio que mais próspera, mas não está ajudando o crescimento do PIB brasileiro.
5. As filas do SUS e as emergências continuam tripudiando a indignação do povo.
6. Os apagões continuaram acontecendo (jamais se repetirão...)
7. Descoberta mais uma bacia petrolífera, Brasil será autossuficiente, e o combustível PODERÁ baixar de preço ao consumidor... (será?).
8. Inauguração da ARENA PORTO ALEGRENSE, um empreendimento da iniciativa privada, que será a nova moradia do Grêmio.
9. O especial do Roberto Carlos, só com novas músicas vem ai, quando?...
10. Pesquisa Data Folha, registra que a preferência do brasileiro em primeiro lugar é a cerveja e em segundo a mulher. Isto mexeu com a massa critica a do Baita Chão, que reuniu os Universitários das suas instituições de ensino superior(duas federais, uma estadual e outra particular), para através do “Instituto de Pesquisas Baita Chão” analisarem o perfil dos alegretenses, eis os resultados:
1º - Mulheres ........62%
2º - Churrasco.........15%
3º - Cerveja.............10%
4º - Trago................. 8%
5º - Jogo de truco......4%
4º - Trago................. 8%
5º - Jogo de truco......4%
5º - Cancha Reta ......1%
Nomes mais lembrados: Casa da Fafá / Bife Sujo / Trem de Passageiros
HÉLIO RICCIARDI DOS SANTOS
Uma brilhante mente poéticas do Alegrete. Costumava brincar com o Mário Quintana, dizendo: - Sou o maior poete, daqui, Ele de pronto diazia - para com as tuas bobagens Hélio. Para encerrar o papo dizia - Vamos medir as nossas alturas. Na foto a visita que fiz ao Poeta, que também assina Heitor Santos Filho. Proprietário da centenária GAZETA DE ALEGRETE. Agora escreve pensamentos. Dedtalhes junto a foto.
sábado, 15 de dezembro de 2012
A Gastronomia do Alegrete
O bom não nasce ao acaso, são sonhos perseguidos que um dia se tornam realidade. São fatores, conjecturas e vontade que definem as metas. Este é o caminho de todos os empreendimentos. A boa mesa, também é um sonho de muita gente.
No Alegrete a gastronomia demorou a se desenvolver, como na maioria das cidades da fronteira. As churrascarias simples foram às primeiras. Na década de 50/60, as refeições os hotéis e pensões, ou o tradicional galeto do Nacional dos irmãos Reis ( com chope Gazapina) ou o Bar Cruzeiro, na Coxilha. Até que com a chegada do grupo italiano para construção e montagem da Termoelétrica Oswaldo Aranha, junto veio o famoso Chef Don Francesco que abriu o seu famoso Restaurante Internacional, com cozinha a La Carte, culinária italiana e uma boa carta de vinhos. Foi uma mudança nos hábitos fronteiriços. Depois veio o Berimbau, do médico João Martins, outra boa mesa na cidade. Sem esquecer o Gardelon, que há anos brinda a sociedade com seus filés e saladas. Os espetos corridos, ofereciam dezenas de tipos de cortes, que na pressa de servirem, pingavam nossas roupas com gordura.
Com o advento do Buffet, livre e/ou quilo, existe uma concorrência muito boa, incentivando a boa gastronomia, onde se encontra até Chef Internacional em seus comandos.
La Parrilla – Restaurante, é um diferencial em matéria de serviços e assados, no tradicional sistema uruguaio - com fogo a lenha, alta temperatura, cortes estendidos na grelha, assegurando uma maciez e sabor inigualáveis, às boas carnes Angus ou Hereford, crias da terra. Pela iniciativa do Eduardo Kurtz, contando com o a supervisão de sua filha, Chef com curso em Buenos Aires. Tem tudo para fazer sucesso.
Encontro de Rotarianos no Alegrete
Rotarianos se encontram em "La Parrilla" no Alegrete.
Benvindo Moutinho do Rotary Alegrete Sul,
Adão Faraco, decano dos rotarianos da cidade, do Alegrete Norte-Centro e
eu do Rotary Porto Alegre Bom Fim.
Adão, pelo antigo MDB e eu pelo PDS, concorremos a Prefeito do Alegrete (1983).
Adão foi o eleito, fiquei em segundo. Benvindo foi o tesoureiro da minha campanha.
Gente amiga, que contiuam trabalhando pelas boas causas do Alegrete.
Benvindo Moutinho do Rotary Alegrete Sul,
Adão Faraco, decano dos rotarianos da cidade, do Alegrete Norte-Centro e
eu do Rotary Porto Alegre Bom Fim.
Adão, pelo antigo MDB e eu pelo PDS, concorremos a Prefeito do Alegrete (1983).
Adão foi o eleito, fiquei em segundo. Benvindo foi o tesoureiro da minha campanha.
Gente amiga, que contiuam trabalhando pelas boas causas do Alegrete.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ALEGRETE NÃO ESQUECE OS SEUS
ALEGRETE NÃO ESQUECE OS SEUS
Participamos do lançamento aqui na capital do livro “MÉDICO FEITO EM RIMAS”, que reúne parte do acervo literário do DR. CYRO SOARES LEÃES, médico alegretense, cujo Centenário de nascimento, foi comemorado recentemente. Foi um momento muito bonito, onde reuniram-se alegretenses, colegas e amigos do casal. Flora (nora e organizadora da obra) e Cyro Alfredo, médico e filho de homenageado, que ao falar disse de sua alegria em poder reunir parte de seus amigos, para conhecerem melhor a obra de seu Pai.
Doutor Cyro Leães, era uma figura tranquila e serena, aparentando de que sempre estava pensando longe. Era poeta, escritor, cronista, orador e um grande médico.
“Nunca alguém amou tanto os livros como ele” registra Hélio Ricciardi dos Santos (Heytor Santos Filho), seu companheiro no CADERNO DO EXTREMO SUL, único órgão literário editado no Brasil, na década de cinquenta/sessenta.
Sua memória foi relembrada recentemente em sua terra natal, em atos oficiais, e com o lançamento do seu livro. Sempre esteve presente em todos os eventos culturais do Alegrete, como membro organizador, conferencista ou orador. Seus discursos e conferências encantavam a todos pela sua vasta cultura e elementos ilustrativos.
Na homenagem a Oswaldo Aranha, em maio de 1961, na presença de familiares, foi pródigo em citações da vida daquele ilustre dos alegretense.
Quando da abertura IV CONGRESO TRADICIONALISA, em 1957, descreveu os palcos de lutas travados no Alegrete e levou os congressistas acompanharem pelo campo da cultura gaúcha.
Foi Presidente dos festejos do Centenário do Alegrete, e entre tantas promoções, sugeriu e inaugurou, com o Prefeito Waldemar Borges, o monumento a “PIÁ DE ESTÂNCIA”, cuja foto ilustra a capa do seu livro que nos mostra a riqueza de seu conhecimento, como expoente da cultura rio-grandense.
Alegrete não esquece os seus.
OBRA DE NIEMEYER SERÁ ETERNIZADA NO ALEGRETE
Oscar Niemeyer, ontem falecido o maior arquiteto brasileiro, criador de Brasília e mais de 600 obras, pelo mundo, deixou o Projeto do MEMORAIL OSWALDO ARANHA, que será um grande marco do seu trabalho e homenageará aquele alegretense que foi Cidadão do Mundo.
Alegrete não esquece os seus.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
A SANTINHA DO CAVERÁ
A SANTINHA DO CAVERÁ
Narro aqui um fato acontecido, há mais de trinta anos, nas montanhas do Caverá, entre Alegrete e Rosário do Sul.
Um pequeno grupo de caminhantes, vindo de onde, ninguém sabia, tinha a frente uma jovem vestida como se fosse uma santa, acompanhada por alguns animais. Caminhavam em busca de um paradouro. Seguiram em direção à Serra do Caverá, para acamparem. Ali pregaria sua mensagem. Era adorada, pronunciava frases religiosas e todos os acompanhantes oravam.
A notícia correu rapidamente, jornais, rádios e televisão, deram o fato como desejavam. Multidões se deslocavam para o local, em busca de milagres. Vendiam água da cacimba, como benta, surgiu um comércio de campanha, recebiam esmolas robustas. Era tratada por Santinha. Aparecia dizia algumas palavras e se retirava em oração. Voltava quando o público mudava. Comunicou que voltaria para sua cidade, e, construiria um grande templo. Foi embora levando muita grana e não deixou endereço. Ficou conhecida como a Santinha do Caverá, venerada por brasileiros, uruguaios e argentinos, enquanto estava lá. Ninguém ficou sabendo quem era. Seria uma discípula do além, que viera par se excruciar, ou uma pessoa que saiu do seu eremitério. Não estive lá, o que sei foi o que contaram.
Rui Barbosa
Entre tantas maravilhas nos deixou este texto, sempre válido para reflexões do acontece no dia a dia brasileiro, descansa em Paz, ÁGUIA DE HAIA”, aqui a coisa anda roxa.
“-Ignoto cleptomaníaco, se aqui vens por imperiosa necessidade, perdoar-te-ei, mas se fazes para satisfazer teus espíritos deletérios ou zombar de minha autoprosopopeia, dar-te-ei com meu cajado no alto da tua sinagoga e reduzir-te-ei as massas encefálicas em cinzas cadavéricas neste solo pátrio.”
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Foto da Nave
Disco Voador
Disco Voador
Objeto voador não identificado é chamado de “OVNI”, até ser determinada a sua origem e procedência. Nesta ótica, tudo o que passa no céu, à noite não sendo avião, é chamado de disco voador.
Morava em Alegrete, quando apareceu um professor, dizendo-se Ufólogo. Despertou interesse, entre curiosos, e, acabou realizando um Congresso Internacional, para discutir a existência daquelas naves. Afirmava que o município tinha energias favoráveis, para elas chegarem. Foi uma celeuma na comunidade, entre prós e contras, o que a maioria chamava de baboseira. Pessoas de projeção e de creditibilidade, testemunharam, tempos depois, por duas vezes o fenômeno, uma próximo ao Cemitério dos Telles e outra no Inhanduy.
No Brasil existem milhares de depoimentos, principalmente de pilotos, que observaram o fenômeno, que normalmente não é registrado por de radares.
Sommelier
É o profissional encarregado de ajudar-nos a escolher o vinho para harmonizar com o prato. São preparados para vender o produto, e, quando solicitados chegam à mesa e tiram as dúvidas dos apreciadores, descrevendo a bebida: - É um tinto, violáceo, com aroma intenso, agradável, frutas vermelhas, pimenta, canela, da safra... Quando é interrompido: - Por favor, sirva-me vinho.
Tratando-se de vinho, lembre que gosto não se discute, sente-se e aprecia-se.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Cegonha perde filhotes no Alegrete
Edição entre as Nações do Baita Chão News ( 21/11/2012);
Acesse: www.baitachaonews.com.br e saiba tudo que se passa no Planeta.
CIDADE: MULITA GAITEIRA DERRUBA CAMINHÃO NO ALEGRETE
Na noite de ontem, um caminhão cegonha caiu na ponte do Ibirapuitã, na AL 290. Fontes seguras asseguram com segurança que a famosa Mulita Gaiteira foi quem voltou a dar as caras no Baita Chão. O caminhão contendo 10 Hillux, que o que parece vinha da Argentina ou iria para os castelhanos, caiu de uma altura de 800m. A água abençoada do Ibirapuitã amorteceu a queda e o motorista saiu mais inteiro que bala de funcho em boca de véia sem chapa.
-"POZÓLHA, 'temo' chulhando todo o costado pra ver o que se passou. O que tudo indica, é que a Mulita Gaiteira saiu por debaixo da ponte e sentou um cabeçasso no caminhão, fazendo ele trocar de ponta e cair da ponte. Não sei o motivo, se ela não gostou do barulho, se não gosta de Hillux ou se não gosta de castelhano para ter feito isso." - afirmou Teodolino Ribeiro, sub-tenente da Polícia Rodoviária.
Abaixo, foto de arquivo do BCN da Mulita Geiteira.
-"POZÓLHA, 'temo' chulhando todo o costado pra ver o que se passou. O que tudo indica, é que a Mulita Gaiteira saiu por debaixo da ponte e sentou um cabeçasso no caminhão, fazendo ele trocar de ponta e cair da ponte. Não sei o motivo, se ela não gostou do barulho, se não gosta de Hillux ou se não gosta de castelhano para ter feito isso." - afirmou Teodolino Ribeiro, sub-tenente da Polícia Rodoviária.
Abaixo, foto de arquivo do BCN da Mulita Geiteira.
domingo, 18 de novembro de 2012
Minha TV e Capitão Bonfa
MINHA TELEVISÃO
Desligo a TV, saio da sala para aliviar a cabeça, foi tanta morte, aqui e acolá, correu tanto sangue nos jornais televisionados de hoje, que senti o cheiro e calor dos corpos sendo recolhidos, ou expostos a céu aberto. Sim este é o cenário diário da nossa mídia, depois das mazelas locais, atravessam o oceano em busca de mais. Às vezes me pergunto:- Será que precisamos ver isto diariamente? Claro, pois, dentro dessa ótica, vendem espaços e os órgãos criam mecanismos, para serem os donos da verdade e mais plugados. “Vendem creditibildade”. A imprensa deve ser livre, mas poderia selecionar melhor suas matérias. Merecemos um pouco mais. A nós cabe o direito de escolher o que queremos ver e ler, embora nem todo o façam. O bicho homem gosta de tragédias, ver fogo, fumaça, devastação, tiros e guerras, podridão e urubus em busca de carniças. As noticias são requentadas, e, continuamente repetidas. O trágico sempre imperou nos corações vingativos e cheios de ódio, o homem é cruel consigo mesmo. Bandidos anônimos adoram ver seus estragos comentados, que chocaram. Tornam-se heróis no mundo do crime. Sei lá, cada um na sua, eu na minha.
Uma figura que surgiu na noite para dia, no Bom Fim. Desfila, diariamente, pelas ruas. Em princípio até assusta, pala mascara e a capa. Diz que é do bem, presta todo o tipo de assisntencia, principalmente as centenas de velhinhos que transitam e necessitam atrvessar uma rua.. A mídia já se ocupou do personagem. Agora tornar-se-á uma das tantas figuras folclóricas do bairro, onde floresce o amor, a paz e a convivência pacifica entre as tribos. Suas mais de vinte cafeterias, são exemplo dessa harmonia, sempre lotadas, cada uma no seu perfil. É um diferencial na capital gaúcha.
Foto Ricardo Duarte de ZH
Assinar:
Postagens (Atom)