ALEGRETE NÃO ESQUECE OS SEUS
Participamos do lançamento aqui na capital do livro “MÉDICO FEITO EM RIMAS”, que reúne parte do acervo literário do DR. CYRO SOARES LEÃES, médico alegretense, cujo Centenário de nascimento, foi comemorado recentemente. Foi um momento muito bonito, onde reuniram-se alegretenses, colegas e amigos do casal. Flora (nora e organizadora da obra) e Cyro Alfredo, médico e filho de homenageado, que ao falar disse de sua alegria em poder reunir parte de seus amigos, para conhecerem melhor a obra de seu Pai.
Doutor Cyro Leães, era uma figura tranquila e serena, aparentando de que sempre estava pensando longe. Era poeta, escritor, cronista, orador e um grande médico.
“Nunca alguém amou tanto os livros como ele” registra Hélio Ricciardi dos Santos (Heytor Santos Filho), seu companheiro no CADERNO DO EXTREMO SUL, único órgão literário editado no Brasil, na década de cinquenta/sessenta.
Sua memória foi relembrada recentemente em sua terra natal, em atos oficiais, e com o lançamento do seu livro. Sempre esteve presente em todos os eventos culturais do Alegrete, como membro organizador, conferencista ou orador. Seus discursos e conferências encantavam a todos pela sua vasta cultura e elementos ilustrativos.
Na homenagem a Oswaldo Aranha, em maio de 1961, na presença de familiares, foi pródigo em citações da vida daquele ilustre dos alegretense.
Quando da abertura IV CONGRESO TRADICIONALISA, em 1957, descreveu os palcos de lutas travados no Alegrete e levou os congressistas acompanharem pelo campo da cultura gaúcha.
Foi Presidente dos festejos do Centenário do Alegrete, e entre tantas promoções, sugeriu e inaugurou, com o Prefeito Waldemar Borges, o monumento a “PIÁ DE ESTÂNCIA”, cuja foto ilustra a capa do seu livro que nos mostra a riqueza de seu conhecimento, como expoente da cultura rio-grandense.
Alegrete não esquece os seus.
OBRA DE NIEMEYER SERÁ ETERNIZADA NO ALEGRETE
Oscar Niemeyer, ontem falecido o maior arquiteto brasileiro, criador de Brasília e mais de 600 obras, pelo mundo, deixou o Projeto do MEMORAIL OSWALDO ARANHA, que será um grande marco do seu trabalho e homenageará aquele alegretense que foi Cidadão do Mundo.
Alegrete não esquece os seus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário