quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Blog 189



                          Primeira Pagina
Diariamente a  corrupção domina a mídia e, por mais que queiramos, não conseguimos fugir deste assunto. Até quando o mensalão e coisas afins serão o tema do dia?   Nem  todos os denunciados foram condenados, e,  já surgem denuncias dos trens em SP, com um lance mineiro a caminho. 
Com o sucesso da dupla, Marcos Valério e Banco Rural nada mais se duvida.  Um simples  auxiliar, de escritório do Panamá, é proprietário de hotel com 400 apartamentos em Brasília. “Tem boi na linha” gente.
Que venham todas as verdades, e, que neste País, ninguém mais precise andar com dinheiro escondido nas cuecas.


======================================================================================
                                                         Geral
Cada vez mais nosso comércio, está se americanizando, na onda global. Os termos deixaram de ser na língua mãe, pois as liquidações, os descontos, tudo está em inglês. Agora estão introduzindo a “Sexta-feira Negra”. Infelizmente, a maioria dos brasileiros,  fala mal sua língua, mas adora usar termos em inglês, que às vezes nem sabe o verdadeiro sentido. A prática americana de usar as dezenas e até as inexistentes centenas de centavos da moeda, chegou aqui. Nas vitrines, todos os preços são fixados em R$ xx,99, nos postos de gasolinas em R$ x,999. Engana-me que eu gosto!

=============================================================================================
                       Contra Capa
O jantar da Casa do Alegrete foi um sucesso, com muitos alegretenses desgarrados e amigos da terra, comemorando os 30 anos do Canto Alegretense,  de Bagre e Nico Fagundes.
======================================================================================

Blog 188

======================================================================================
Primeira Pagina
Depois de muitos dias ausente, retorno, e, encontro tudo como antes, sem nenhuma novidade. Nada mais nos surpreende, pois, na política tudo con-tinua girando em torno dos interesses pessoais; as obras da Copa, em pas-sos de tartaruga; a mobilidade viária sem solução; os políticos presos, que-rendo passar por presos políticos e nós testemunhando tudo. A roda da vida anda sem botão de retrocesso. Fique sempre atento ao que se passa ao seu redor, para não ser colhido de surpresa e voltar a acreditar em Papai Noel. "Pare, Olhe e Siga".
======================================================================================
Geral
Nilton Santos símbolo de um futebol arte, de uma era de craques, partiu e dei-xando uma imagem de atleta que só vestiu duas camisetas do seu Botafogo e da Seleção. Morreu pobre ou rico pouco interessa, ficou um legado de exemplo de atleta como tantos outros de sua época. Eu, quando estudante, caminhava na Praça da Alfândega, em direção aos Correios, quando o encontrei com o time do Botafo-go. Ele andava no grupo sob o comando do Gentil Cardoso (Técnico), Zagalo, Didi e o jovem Garrincha. Ainda lembro desse dia.
=============================================================================================
Contra Capa
Papo de viúvas numa cafeteira. Girava em torno de viagens, filmes, filhos, netos e na-morados. Ai a conversa sobrou para os falecidos, mais ou menos assim: - ‘Quando via-jo sinto falta do Marcelino, mas para carregar as malas”. A outra loira disse: - “eu só sinto falta do meu para arrumar os roupeiros”. A terceira na mesa, uma vistosa e re-presentando ter ficado bem amparada, pela pensão do dito cujo, lascou: -” Que Deus me perdoe, tenho até vergonha de dizer, que senti mais a morte da minha cadeirinha Bijuí, do que a do Eufrásio. Depois dessas, nosso grupo, pagou a conta e se foi...
Blog do Félix
Porto Alegre –RS - 29/11/2013 - luizcfelix@terra.com.br
188

domingo, 27 de outubro de 2013

Blog 186



Primeira Página



 Protestar com a cara limpa e atitudes ordeiras faz parte do processo democrático. Anarquistas mascarados, infiltrados, tiram a legitimidade de tais movimentos. São os malfeitores e vândalos, que se tornam criminosos por suas atitudes. Dezenas são presos em flagrante, horas depois estão nas ruas. Atacam propriedades privadas, bancos, multinacionais, ônibus e prédios públicos. Os reflexos começam a aparecer na economia. As empresas de transporte urbano, que são as maiores clientes das fabricas de ônibus, não fazem mais a renovação das frotas. Desemprego à vista. As Policias Militares, não tem mais o poder de policiamento, na acepção da palavra (agora são meros monitores à distância). Não serão afagos a desordeiros ideológicos, nem solidariedade a cidadãos atingidos, que resolverão a situação caótica, que se instalou. Continuo perguntando, até quando? Ninguém aguenta mais!



 



Geral



 Sem pesquisas e registros, muitas vezes até invasivas, torna-se difícil obter dados de personalidades para a  posterioridade. Ai penso como em países que valorizam a história conseguem escrever biografias de grandes pessoas públicas, que são lidas e estudadas, como fonte permanente de consulta. Sempre  gostei de biografias, entre elas de Mauá, Chateaubriand, Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e outras. Sem estas e outras, o Brasil não teria recuperado tantos fatos de época. Enquanto os ponteiros não se acertam, ficamos a ver navios. ”Nem tanto ao mar, nem tanto a terra”. Os biógrafos vivem de seus trabalhos, mas precisam ir ao pote de mel com muita calma.



 



Contra Capa



Tudo tem o “Dia Seguinte”, os leilões  das telefônicas  e os demais, tiveram também os seus. Agora com o Campo de Libra, começam a pipocar mil hipóteses. Quem julgava antes agora está sendo julgado.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Blog 184

PRIMEIRA PÁGINAUm programa criado para combater o sedentarismo no estado de São Paulo, pela Secretaria Estadual da Saúde e Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. Foi fundado em 1995. Hoje conta com o apoio de mais 200 intuições, entre elas a Associação Paulista de Medicina. O objetivo do programa é estimular as pessoas a praticarem no mínimo uma atividade física durante 30 minutos, diariamente, tendo como foco, estudantes, idosos e profissionais. Em SP, está sendo desenvolvido em mais de oitenta cidades. Trata-se de um programa de saúde, bem estar e qualidade de vida, pois, a atividade física é fundamental para a mente e corpo em qualquer idade. Conta com milhares de adeptos, desenvolvendo varias atividades, em grupos ou individualmente. Em 2002 foi reconhecido pela UNESCO, que aderiu e lançou o AGITA MUNDO, em dezenas de países. É uma proposta diferente de agitação, que foge ao usual no Brasil.
==========================================================================
GERAL
O fetiche para uns é apenas um simbolismo material, de onde emanam poderes mági-cos ou sobrenaturais. Para outros, ganham outras conotações, que vão dos pés à roupa íntima feminina. Quem não recorda do cantor Wando, que no palco despertava frenesi na plateia feminina, que em delírio coletivo, jogavam suas próprias calcinhas aos pés do ídolo. Com isto, confirmavam no gesto, que aquele objeto era um fetiche masculino. Seria um feitiço para o bem ou para o mal?

=============================================================================

CONTRA CAPA
Espionagem existe desde o início do mundo. Não seria agora, na era ciber-nética o seu descarte. Esquecidos estão os que têm a responsabilidade de salvaguardar seus domínios e não preparam seus contra venenos.

=================================================================================

Blog 183

PRIMEIRA PÁGINAA polêmica do fechamento do Parque Farroupilha é antiga. Ali estavam os registros históricos e culturais, representa-dos em monumentos e placas em bronze. O Parque não tem mais nada a preservar, no manto da noite, torna-se um terri-tório livre, para prostituição, venda e uso de drogas, assaltos e até crimes. Para onde foram, aqueles legados históricos? Deveriam incluí-lo nos “Caminhos da Copa”, assim talvez mudasse a paisagem. Cada dia que passa, mais degradado fica. Caso um dia saia a cerca, estará chegando com trinta anos de atraso. Enquanto os Edis, que visitam o Parque só em época de campanha eleitoral, discutem e levantam barreiras, as hordas de destruidores, que no anonimato tornam-se impunes., aumentam .Até quando irá esta novela ?
===========================================================================
GERAL
Cacequi foi entroncamento ferroviário por muito tempo e a sua estação era o ponto de atração da cidade. Na chegada do trem de passageiros os jovens se deslocavam pra lá. Aos domingos, os homens que normalmente andavam de pijamas, levavam o mate. O Agente também aderiu a moda. Foi dedado e recebeu um telegrama da chefia: - “Solicito usares uniforme, sobre tudo na hora do trem Pt Sds” . Era mês de janeiro e o eficiente funci-onário, envergava o sobretudo e suando, justificava para todos: -São or-dens superiores.

===========================================================================
CONTRA CAPA
Um povo desarmado, sem força para defender seu patrimônio. Um Estado sem poder de policia, que tudo assiste sem tomar uma atitude. Quem irá assumir seu papel? Parece que estamos à beira de uma “terra de nin-guém”. Quem pagará esta conta?