quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TEÚDA & MANTEÚDA


                              TEÚDA & MANTEÚDA
No armazém do seu Amarante, em Cacimbinhas, as conversas eram de homens (a piazada ficava só na escuta), falavam das “Teúdas e Manteúdas”,, que eram sustentadas, com todo o conforto, pelos seus amantes. Alguns fazendeiros mantinham as suas na estância.Alguns, viúvos levavam  para casa e eram discriminados pela sociedade. Um, dava todo o luxo a ela, empregadas, carro, piano e dama de companhia. Era a mais privilegiada da cidade. Aliás, depois conheci em Guassu-Boi, outros tantos  fazendeiros com as suas, soltando  muita grana para as quengas. 
                               Guassu   ou   Guaçu
Sempre conheci a região como Guassu-Boi, estava escrito na Estação Férrea assim. Quando tinha revisora, corrigiu-me e provou que era com “Ç” (foi demitida). A tradição falada e escrita deve ser preservada em suas formas originais, quando se trata de nomes próprios. Assim Erechim, não é com "X", Bagé sem “J”, Pantano Grande, sem til.  Mogi-Guaçu, Biguaçu, Embu-Guaçu, são outros povos.
                              O Cordeiro
Dias passado falei rapidamente com o amigo Jararaca, aquele causo, onde se passava por Arturo de Galvez (mexicano) e do cordeiro textel lembram? Perguntei com é tchê e o cordeiro, respondeu de pronto, vai avisando a turma, que qualquer hora chega. Acontece que sempre estou dosando ou vacinando o rebanho e ai não tem abate, imagina agora que está perto da esquila. Gostei da resposta, mas não ficou por isto, devolvi com uma risada e disse, assim não vou queimar meus dedos, pois assaria na mão,  no dia de São Nunca. Bota balaca naquele cuera, é o rei da trova.

                               20 de Setembro

Alegrete com a capital Farroupilha, reúne no Desfile de 20 de Setembro, o maior número de gaúchos a cavalo do mundo. A vizinha Santana do Livramento, morre de inveja, e contam e recontam e sempre acham mais cavalos,  no seu lado. Os detetives alegretenses e alegretinos descobriram que o mesmo índio passa duas a três vezes, frente ao Palanque Oficial, onde é feita a contagem. O pessoal da capital, este ano está com um plano estratégico que vai liquidar o assunto. Depois eu conto.

 POETA RURAL -  Saudade/Do que passou/ Porque chorar/ Viva a presente/ Apague a Saudade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário