domingo, 23 de dezembro de 2012
RETROSPECTIVA 2012
RETROSPECTIVA 2012
Neste período do ano, todos fazem suas retrospectivas, claro que um Blog que se preze, também tem as suas:
1. -O Fim do Mundo, não chegou. Causas prováveis era piada dos escribas da civilização Maia, ou no caminho houve desvio de verbas.
2. O Mensalão é uma realidade brasileira, de tão concreta e palpável até aconteceram condenações em altos escalões da República
3. Grandes estádios de futebol para a Copa, estão sendo regados por verbas públicas. Alguns receberão quatro ou cinco jogos nas eliminatórios, após ficarão às moscas..
4. O tráfego de drogas e armas, é o negócio que mais próspera, mas não está ajudando o crescimento do PIB brasileiro.
5. As filas do SUS e as emergências continuam tripudiando a indignação do povo.
6. Os apagões continuaram acontecendo (jamais se repetirão...)
7. Descoberta mais uma bacia petrolífera, Brasil será autossuficiente, e o combustível PODERÁ baixar de preço ao consumidor... (será?).
8. Inauguração da ARENA PORTO ALEGRENSE, um empreendimento da iniciativa privada, que será a nova moradia do Grêmio.
9. O especial do Roberto Carlos, só com novas músicas vem ai, quando?...
10. Pesquisa Data Folha, registra que a preferência do brasileiro em primeiro lugar é a cerveja e em segundo a mulher. Isto mexeu com a massa critica a do Baita Chão, que reuniu os Universitários das suas instituições de ensino superior(duas federais, uma estadual e outra particular), para através do “Instituto de Pesquisas Baita Chão” analisarem o perfil dos alegretenses, eis os resultados:
1º - Mulheres ........62%
2º - Churrasco.........15%
3º - Cerveja.............10%
4º - Trago................. 8%
5º - Jogo de truco......4%
4º - Trago................. 8%
5º - Jogo de truco......4%
5º - Cancha Reta ......1%
Nomes mais lembrados: Casa da Fafá / Bife Sujo / Trem de Passageiros
HÉLIO RICCIARDI DOS SANTOS
Uma brilhante mente poéticas do Alegrete. Costumava brincar com o Mário Quintana, dizendo: - Sou o maior poete, daqui, Ele de pronto diazia - para com as tuas bobagens Hélio. Para encerrar o papo dizia - Vamos medir as nossas alturas. Na foto a visita que fiz ao Poeta, que também assina Heitor Santos Filho. Proprietário da centenária GAZETA DE ALEGRETE. Agora escreve pensamentos. Dedtalhes junto a foto.
sábado, 15 de dezembro de 2012
A Gastronomia do Alegrete
O bom não nasce ao acaso, são sonhos perseguidos que um dia se tornam realidade. São fatores, conjecturas e vontade que definem as metas. Este é o caminho de todos os empreendimentos. A boa mesa, também é um sonho de muita gente.
No Alegrete a gastronomia demorou a se desenvolver, como na maioria das cidades da fronteira. As churrascarias simples foram às primeiras. Na década de 50/60, as refeições os hotéis e pensões, ou o tradicional galeto do Nacional dos irmãos Reis ( com chope Gazapina) ou o Bar Cruzeiro, na Coxilha. Até que com a chegada do grupo italiano para construção e montagem da Termoelétrica Oswaldo Aranha, junto veio o famoso Chef Don Francesco que abriu o seu famoso Restaurante Internacional, com cozinha a La Carte, culinária italiana e uma boa carta de vinhos. Foi uma mudança nos hábitos fronteiriços. Depois veio o Berimbau, do médico João Martins, outra boa mesa na cidade. Sem esquecer o Gardelon, que há anos brinda a sociedade com seus filés e saladas. Os espetos corridos, ofereciam dezenas de tipos de cortes, que na pressa de servirem, pingavam nossas roupas com gordura.
Com o advento do Buffet, livre e/ou quilo, existe uma concorrência muito boa, incentivando a boa gastronomia, onde se encontra até Chef Internacional em seus comandos.
La Parrilla – Restaurante, é um diferencial em matéria de serviços e assados, no tradicional sistema uruguaio - com fogo a lenha, alta temperatura, cortes estendidos na grelha, assegurando uma maciez e sabor inigualáveis, às boas carnes Angus ou Hereford, crias da terra. Pela iniciativa do Eduardo Kurtz, contando com o a supervisão de sua filha, Chef com curso em Buenos Aires. Tem tudo para fazer sucesso.
Encontro de Rotarianos no Alegrete
Rotarianos se encontram em "La Parrilla" no Alegrete.
Benvindo Moutinho do Rotary Alegrete Sul,
Adão Faraco, decano dos rotarianos da cidade, do Alegrete Norte-Centro e
eu do Rotary Porto Alegre Bom Fim.
Adão, pelo antigo MDB e eu pelo PDS, concorremos a Prefeito do Alegrete (1983).
Adão foi o eleito, fiquei em segundo. Benvindo foi o tesoureiro da minha campanha.
Gente amiga, que contiuam trabalhando pelas boas causas do Alegrete.
Benvindo Moutinho do Rotary Alegrete Sul,
Adão Faraco, decano dos rotarianos da cidade, do Alegrete Norte-Centro e
eu do Rotary Porto Alegre Bom Fim.
Adão, pelo antigo MDB e eu pelo PDS, concorremos a Prefeito do Alegrete (1983).
Adão foi o eleito, fiquei em segundo. Benvindo foi o tesoureiro da minha campanha.
Gente amiga, que contiuam trabalhando pelas boas causas do Alegrete.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ALEGRETE NÃO ESQUECE OS SEUS
ALEGRETE NÃO ESQUECE OS SEUS
Participamos do lançamento aqui na capital do livro “MÉDICO FEITO EM RIMAS”, que reúne parte do acervo literário do DR. CYRO SOARES LEÃES, médico alegretense, cujo Centenário de nascimento, foi comemorado recentemente. Foi um momento muito bonito, onde reuniram-se alegretenses, colegas e amigos do casal. Flora (nora e organizadora da obra) e Cyro Alfredo, médico e filho de homenageado, que ao falar disse de sua alegria em poder reunir parte de seus amigos, para conhecerem melhor a obra de seu Pai.
Doutor Cyro Leães, era uma figura tranquila e serena, aparentando de que sempre estava pensando longe. Era poeta, escritor, cronista, orador e um grande médico.
“Nunca alguém amou tanto os livros como ele” registra Hélio Ricciardi dos Santos (Heytor Santos Filho), seu companheiro no CADERNO DO EXTREMO SUL, único órgão literário editado no Brasil, na década de cinquenta/sessenta.
Sua memória foi relembrada recentemente em sua terra natal, em atos oficiais, e com o lançamento do seu livro. Sempre esteve presente em todos os eventos culturais do Alegrete, como membro organizador, conferencista ou orador. Seus discursos e conferências encantavam a todos pela sua vasta cultura e elementos ilustrativos.
Na homenagem a Oswaldo Aranha, em maio de 1961, na presença de familiares, foi pródigo em citações da vida daquele ilustre dos alegretense.
Quando da abertura IV CONGRESO TRADICIONALISA, em 1957, descreveu os palcos de lutas travados no Alegrete e levou os congressistas acompanharem pelo campo da cultura gaúcha.
Foi Presidente dos festejos do Centenário do Alegrete, e entre tantas promoções, sugeriu e inaugurou, com o Prefeito Waldemar Borges, o monumento a “PIÁ DE ESTÂNCIA”, cuja foto ilustra a capa do seu livro que nos mostra a riqueza de seu conhecimento, como expoente da cultura rio-grandense.
Alegrete não esquece os seus.
OBRA DE NIEMEYER SERÁ ETERNIZADA NO ALEGRETE
Oscar Niemeyer, ontem falecido o maior arquiteto brasileiro, criador de Brasília e mais de 600 obras, pelo mundo, deixou o Projeto do MEMORAIL OSWALDO ARANHA, que será um grande marco do seu trabalho e homenageará aquele alegretense que foi Cidadão do Mundo.
Alegrete não esquece os seus.
Assinar:
Postagens (Atom)