domingo, 25 de dezembro de 2011

S.O.S. Parque Farroupílha

  Nosso tradicional Parque Farroupilha, ponto de atração e lazer da cidade, vem sendo degradado pelo vandalismo desenfreado, ocasionado pela indevida ocupação, das mais desvairadas tribos, que soturno da noite, ocupam seus gramados e recantos, tornando-os palco de atos de depredação e orgias.
   A noite acontece de tudo naquele local, é ponto de comércio e consumo de drogas, e de prostituição.
   O que não foi levado ficou pichado ou quebrado, pelas mãos de devassos e malfeitores, que permanecem no anonimato e à margem da lei, incentivado pela impunidade. Bustos, placas de bronze e lápides desapareceram e levaram consigo toda a história de cada fato registrado em cada monumento.
  Policiamento e câmeras de segurança são insuficientes e inoperantes, pois os resultados estão expostos para todos contemplarem. São mais trinta e cinco monumentos depredados. 
   Hoje, nos mais importantes locais do Parque, onde antes existiam belos e ricos monumentos, encontram-se carcaças e esboços em granito, onde antes um vulto da história pátria fora homenageado ou uma efeméride, registrada no bronze. Levaram parte da memória histórica cultural que estava perpetuada em praça pública.
   São Paulo e Rio de Janeiro, com seus parques cercados, com horários estabelecidos de funcionamento, são locais seguros e aprazíveis para o lazer. Recentemente no Rio, foi cogitada a retirada das grades, mas a idéia, não prosperou. Aqui para se pensar em cercar os parques, precisamos fazer um plebiscito!  Quando e quem vai custear? Enquanto isto a degradação continua.
  A cidade que se prepara para receber parte da Copa do Mundo, com avenidas, elevadas e tantas melhorias, poderia olhar para um patrimônio como o PARQUE FARROUPILHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário