sábado, 21 de setembro de 2013

Blog 181



PRIMEIRA PÁGINA

O gaúcho é um tipo esquemático desenvolvido no bioma do pampa: Argentina, Uruguai e Sul do Brasil. Sempre ligado à vida pastoril. Tendo no cavalo seu grande companheiro e não dispensando o chimarrão e o assado na brasa. Com raízes ibéricas e cultura própria, os seus hábitos e vocabulário autóctone são muito diferenciados. Estes traços instalados no nosso dia a dia, nunca nos afastam das tradições e regionalismo, elo entre o passado e o presente. O Rio Grande do Sul reverencia suas  lutas, em 20 de Setembro, comemorando a Revolução Farroupilha, maior feito da sua história. Na foto Paixão Cortes, Engenheiro Agrônomo e Folclorista, que foi o modelo vivo, para a Estátua do Laçador, símbolo do Rio Grande. Com o grupo de colegas, que criou a Chama Crioula e mais tarde o CTG 35, o pioneiro. (foram eles: –Barbosa Lessa, Cyro Ferreira, Paixão Cortes, Ivo Sanguineti,, Flávio Krebs e  João Vieira (Convidados depois) , Cilço Campos e Orlando Degrazzia)
============================================================
                                GERAL
O trem de Quaraí,  fazia parte do folclore do Alegrete. O vagaroso comboio, que ligava as duas cidades, era privilegiado no anedotário da cidade.  Aqueles que andavam sem pressa, diziam: - “Lerdo que nem o trem de Quarai”. Outros afirmavam que desciam, num bolicho no Vasco Alves, tomavam um trago e ainda embarcavam  de volta. Para os noivados prolongados que não marcavam data, do casamento: -“Esta decisão está demorada como o trem de Quarai”. Os viajantes embarcavam e desciam com ele em movimento, dispensando as estações. A BR 290 cortou os trilhos, sem ponte ou túnel, após alguns acidentes, acabaram com o saudoso e deficitário Trem de Quarai e sua estórias.
==============================================================================
                            CONTRA CAPA

Blog 179

PRIMEIRA PÁGINA

O crescimento vertiginoso de automóveis demonstra, que as cidades não foram planejadas, para suportar o transita existente. A saída seria novos traçados de ruas, construir elevadas, viadutos, tuneis e grandes avenidas, que são inviáveis, atualmente, pelos elevados custos.

Os brasileiros, para compensar o tempo das “carroças”, usam o carro em demasia. Nas grandes cidades, por falta de transporte público adequado e nas pequenas em qualquer percurso. Com isto as ruas incham, os motoristas ficam estressados, perdem a paciência e os pedestres sofrem.

Enquanto pensarmos em “remendões”, caminhamos celeremente para o caos no trânsito, enfrentando as tranqueiras.

============================================================

GERAL

O escritor afegão Khaled Hosseini é uma coqueluche literária, no momento. Seus romances numa linguagem simples, conta tudo o que vivenciou no Afeganistão, até os cinco anos. Cativa seus leitores e transportando-os para aquele mundo sofrido, que poucos conhecem, dividido pela religião, política e classes sociais. Hoje, é um médico americano bem sucedido, passando em suas dezenas de obras, o amor, o sofrimento e lutas de um povo.

O Caçador de Pipas virou filme e outros deverão seguir o mesmo caminho.

==============================================================================

CONTRA CAPA

Amemos a nossa Pátria, pois ela é de todos. Nós passamos e ela continua. Quem enxovalha seu nome merece nosso desprezo, pois sua grandeza dever ser conservada imaculada.

Dia 7 de setembro é dia de saudá-la, não apenas obrigação dos militares, mas de todos os brasileiros que desejam que cresça a prosperidade e acolhida todos os seus filhos.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Blog 178



                                PRIMEIRA PÁGINA

 Os nascidos a partir de 90, por definição da sociologia, formam a Geração Z, são pessoas ativas de raciocínio rápido, que dominam a informática e familiarizadas com a multimídia e equipamentos afins, não muito ligadas a literatura.



Hoje os cursos de informática estão com os dias contados, apenas alguns idosos procuram, quando seus filhos ou netos, não os suprem de informações.



            Sabendo que a inteligência inicia na vida uterina, não será surpresa que as primeiras palavras balbuciadas pelas futuras crianças  sejam – “Mami dá teu Iped ou Ipod”.



            Ficamos aqui, o futuro a Deus pertence.

                           GERAL

 Euclides Fagundes Filho, o amigo Bagre, mais conhecido que parteira de campanha, com o irmão Antonio Augusto, compuseram e musicaram “O Canto Alegretense”, cantada por toda  a  gauchada há trinta anos.


Recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa, destinada as pessoas que contribuím  para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. A solenidade contou presença do Presidente da Assembleia, Deputados, Secretário de Estado, Vice-Prefeita e Veradores do Alegrete. Assim como um punhado de alegretenses desgarrados, familiares e amigos dos  Fagundes e Vilaverde.


Merecido reconhecimento.

========================================================================

                          CONTRA CAPA

Há pouco fomos chamados, numa clinica, para levar os exames do mês de maio, justificamos não ter realizado nada nessa data. Mesmo assim, pediram que levasse os últimos.

Chegando lá o médico, trouxe um longo prontuário de todos os meus exames, que estavam com grande divergência de diagnóstico, com o atual. Vira e mexem, os exames era de um homônio que apresentava um quadro adverso.

Nosso nome próprio, já não é mais só nosso.