PRIMEIRA PÁGINA
O carnaval cadenciado por escolas de samba, matou o tradicional carnaval em salões e os blocos de rua. Hoje se busca cada vez mais, copiar e implantar, o carnaval carioca. A mídia mostra imagens das pessoas do samba, como se fossem nossos vizinhos ou velhos conhecidos (Muso/Musa). Aquelas musculosas semi nuas, fazendo remelexo para mostrarem a genitália, terminaram com o fetiche. Ali “as bundas, abundam”. Com isto perdemos nossa identidade burlesca. Os clubes sociais que reuniam as famílias em cada cidade, aos poucos ficaram em segundo plano. Muitos nem bailes fazem mais. A morte desse carnaval foi lenta mas progressiva. Tiraram o lança perfume, pois foi desvirtuado para outros fins. Desapareceram as marchas e sambas carnavalescos. A juventude aderiu outros ritmos. Ficamos na saudade daqueles carnavais em que todos pulavam e cantavam. Perdeu-se a originalidade local, dos blocos, máscaras e mais de mil palhaços dando voltas no salão.Vamos dançar conforme a música..."Atrás do Trio Elétrico, só não vai quem já morreu..."
CASO VERIDICO (Histórico)
O “Quinto dos Infernos” foi um termo marcante no Brasil Colônia, que eram os 20% (quinto) das riquezas brasileiras que eram destinadas a coroa portuguesa. Hoje ainda se usa a frase quando se deseja afastar alguma coisa ruim de nossa vida: - “Vai para o quinto dos infernos”A ordem era para os cobradores de impostos: “Vá buscar o quinto nos infernos”Ainda é uma realidade só que hoje, na ponta do lápis, não existe mais o quinto, mas 50% “meio a meio dos infernos”, o que se consome vem com muitos impostos embutidos.
“Pague e não deva o meio/meio dos infernos”
PONTO FINAL
Dia 1º de fevereiro, a temperatura no Alegrete subiu ao extremo, assim não tinha lugar nem sombra par abrigar todos os seres vivos.
As fotos não precisam legendas, há não ser para registrar os locais. Enquanto o termômetro digital da Ponte do “Chimango” Borges de Medeiros, marcava 46ºC. No Distrito do Durasnal, reduto dos “Maragatos” o calor era tanto que os Quero-Queros, se alinharam na sobra de um poste.
( Fotos retiradas na internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário