quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Telefonia e Foto pela Alemanha


Telefonia

Um dia ouvi um ministro falar, sobre as privatizações da telefonia. Dizia que com isto teríamos telefones a hora que desejássemos e quantos quiséssemos, ao custo máximo de R$ 50,00. Achei uma blasfêmia.
Grupos do contra e donos da verdade, saíram a rua, notei que muitos estavam com aqueles “tijolões” que chamavam celular, na cintura. Ai comecei  mudar de ideia, se esta turma está contra, é porque vai ser uma coisa boa. E foi.
              O tempo passou meus telefones fixo e três celulares, não são mais declarados no meu Imposto de Renda. Tenho um plano para fixo de R$ 75,00, com franquia de MIL minutos para todo o Brasil, nunca uso mais de seiscentos minutos. Esperei 5 anos para receber meu celular com a CRT, eo os fixos eram comprados no “cambio negro” Lembram!
Como “privatização” era palavra proibida. Agora se chama “concessão” ou PPP.

Gre –Nal 

Só tem graça, quando um vence, principalmente se for o nosso time.  Domingo chuvoso frio de inverno, muita garra dos atletas e lama pela frente, para o meu Grêmio vencer por 1 gol. Mas vitória vale até de meio gol. Agora um milhão de técnicos, alimentados pela crônica esportiva, “que sabe tudo” e  passam escalar como deveriam ter jogado o time A ou B. Começam ai pedir a cabeça de alguém. Futebol é assim em qualquer parte do globo.

 
Clima

Sexta-feira (24) sol forte e temperatura de 31ºC. Sábado frio e chuva temperatura 10ºC. Depois volta o veranico. Assim não tem pulmão de velho que resista. Gaúcho não vive, sobrevive. O pala que já estava enrolado, voltou ao uso diário.

Lua Azul

Não é pela boa faze do tricolor, é  quando temos duas luas cheias, no mesmo mês (dias 2 e 31). Dia que nos trás muita sorte, boas noticias e alegria.

 

 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PELA ALEMANHA

2011 - Alemanha - em Bacharach, cidade turística, com muitos castelos nas montanhas. Pequenos hotéis, restaurantes, cafeterias e muitas flores. Um cruzeiro pelo Reno, na parte mais estreita do rio. O vinho era bom, dos Vinhedos Bopparder Hamm, mas a Bier de Canecão, com salsicha era demais.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fotografias Centenário de Encruzilhada.

Entregando o Álbum do Centenário de Encruzilhada do Sul, ao Prefeito Dr. Artigas Teixeira, acompanhado do Márcio Von Diemen, da Assessoria do Gabinete. Este álbum, foi um oferecimento do ilustre encruzilhadense Gaspar Fontoura Mariano da Rocha, com registros dos acontecimentos festivos do Centenário e visita do Governador Walter Jobim, Vice Governador Brochado da Rocha, Presidente da Assembleia Legislativa, Deputados e Secretários de Estado..
Ali fotos históricas, de todas as festividades:
Desfiles Gaúchos, Parada da Mocidade, Apresentações artísticas, Baile do Centenário,  Cavalhadas, apresentadas pelo município de Caçapava do Sul. 

VOLTA A QUERENCIA


       
Estivemos rapidamente em nossa Querência Amada, cidade pequena, acolhedora e que faz parte da nossa história de vida. Ali nascemos, crescemos, namoramos e casamos. Então não preciso dizer mais nada. Onde tivemos tudo, e hoje só saudade e lembranças, vidas que se foram, bens maiores que tínhamos e como desejavam ficaram por lá.
Os amigos de molecagem e colegas do primário, já se contam nos dedos, mas em cada um que revermos sintetizou toda a nossa vivência de criança e juventude. Lembranças do “City Baar”, Cine Glória, bailes e carnavais no Encruzilhadense depois no Comércio. Nossa Associação Estudantil, com casa e terreno próprio no centro da cidade, desapareceu... Os tempos são outros. Acorda Luiz Carlos.
Fomos a uma reunião do Rotary, entidade de mais de sessenta anos, prestando serviços à comunidade, ali foi um momento de muita amizade, alegria pelo encontro de velhos amigos de infância e gente nova que chegou, gostou e ficou na cidade.
            Meu amigo Artigas se prepara para passar a Prefeitura, deixei com ele um Álbum Histórico, do Centenário do Município, um oferta do amigo Gaspar Fontoura Mariano da Rocha, Secretário do Município da época e guardava aqueles registros de todas as solenidades desenvolvidas, da presença do Governador Walter Jobim, Vice-Governador Brochado da Rocha, Deputados e Secretário de Estado.  Inaugurações, festas, Baile do Centenário e coroação da Rainha Dione Teixeira, Princesas Alice Campos, Cenira Costa e Elda Peixoto.
“Encruzilhada do Sul, és pequena és bela e encantada, emoldurada pelo verde do pampa...”.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pinguins do Alegrete


Lembram da história dos Pinguins que estavam morrendo na costa gaúcha?

 Vejam no que deu.

 Depois que o centenário gaúcho Batata,  descobriu a causa da morte, as aves resolveram habitar as "gelaeiras"do Rio Ibirapuitã e seus afluentes. Estão procriando e se dando muito bem com o tratamento dos moradores da Capital Farroupilha.

Belo exemplo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Geada no pampa

Manhã fria de renguear cusco, o gaúcho olha, para ver como será o seu dia. Para ele não tem tempo feio, pois, já nascem temperados. Os gaudérios da fronteira aguentam as baixas e altas temperaturas, tomando mate para esquentar o corpo no inverno e para refrescar no verão. Não importa se nasceram em Bagé, Santana, Uruguaiana ou Alegrete, todos parecem ser irmãos gêmeos, pelos hábitos, costumes e pilchas. É difícil passando o Rio Mampituba explicar o porquê sermos diferentes. Simplesmente pelo fato todos cultivarem suas origens, nada aqui é modismo. A moda fica para o povo (moradores urbanos). Nossos termos e linguajar diferentes, com costumes ainda mais, parecemos lá fora muito estranhos.  Ao se visitar o cone sul, tem-se a impressão que fizemos mais parte deles, do que do povo brasileiro. Talvez por sermos os únicos brasileiros que lutaram e derramaram sangue para marcar suas fronteiras.
(foto da Zero Hora, em Bagé).

domingo, 5 de agosto de 2012

Pinguins e Pilates


Ainda os Pinguins Dóceis bonitos, mas em quantidade são fedorentos. Teem a mania de quando começa gelar, mas gelar mesmo, na Antártica, se mandam para o nosso litoral, em busca de calor e alimentação farta.  Este ano morreram muitas aves, foi noticia em toda a mídia. Pois a migração dos pinguins é mais notícia do que os humanos. Que morrem, na espera de uma consulta no SUS, de frio ou atirados ao relento. Equipes do IBAMA, Meio Ambiente, Universidades, Fã Clube dos Pinguins e Cientistas do Alegrete, ao da notícia através do BAITA CHÃO NEWS. Foram verificar in loco a mortandade. A turma do Baita Chão colheu meia dúzia de aves mortas e levou para seus laboratórios. Chegando lá, a Rádio deu a notícia em edição extra.  Foi o suficiente para o popular Batata, com 108 anos, morando no Asilo, dizer - disso eu entendo. Levaram um pinguim morto, até ele, pegou-o, abriu o bico e olhou a língua, estava azul. Sentenciou morreu de frio. Pois disso eu entendo morei 90 anos na rua. Os cientistas do Alegrete chegaram à mesma conclusão, bem antes dos outros pesquisadores...

Estes animais foram salvos em Alegrete, vejam a alegria ao saberem que ficarão morando lá.


 

 

Pilates – É o método de exercícios que está na ordem do dia, pois trabalha o corpo e a mente. Invetadoo alemão Joseph Pilates, na primeira guerra. Quem faz gosta, quem não gosta é porque ainda não fez. Tornei-me um adepto, frequento um estúdio de fisioterapeutas e tenho aproveitado. É um verdadeiro centro de exercícios com muita alegria e alto astral. Todos “aos chegarem já sentem o ambiente, com a colhida das docentes. ”Horário definido sempre encontro as mesmas pessoas. Na minha hora cada profissional, atende dois pacientes.  As mulheres conversam muito e os homens só escutam, e dão gemidos, quando as “juntas estalam. Somos meio embuchados, mesmo. Tem gente que já conhece o mundo, menos Alegrete e Encruzilhada do Sul. Minha dedicada fisioterapeuta prepara-se para maternidade. Ouve muito, - ”os meus eram assim, choravam, mamavam e dormiam...” (conselhos úteis). A colega de hora, fala bastante, de cada três palavras, uma é do marido e as outras duas, da sua doce filhinha, gosto de ouvi-la. Quando falta, coitado do velho aqui, sofre de tanto que é exigido. Ali somos protegidos por um Trio Maravilhoso de Profissionais.

 

 

 

 

Poeta do Campo - "Pouco, sabe e nunca faz , espera, espera até o Chico vir de baixo".
( sem revisão final)